11 de agosto de 2020
11 de agosto – Dia do Advogado
Maria Eduarda Cavalcante
O primeiro desafio do jovem advogado é conseguir lidar com a sua própria ansiedade. Em 28 edições do Exame de Ordem Unificado, 1.077.837 participantes fizeram a prova. Destes, 660.298 (61,26%) foram aprovados.
Como o volume de profissionais que entram no mercado por ano é muito grande, o mercado de trabalho acaba se tornando extremamente competitivo e requer que o jovem advogado já tenha certa experiência, motivo pelo qual o estágio é fundamental.
Além disso, ao sair da faculdade é fundamental que o profissional procure uma especialização, pois atualmente, só a graduação não é mais suficiente.
Por isso, no escritório Albuquerque & Dias, a atenção com os estagiários faz parte da espinha dorsal do escritório, de modo que formam estagiários para serem verdadeiros advogados.
No escritório, esses estagiários têm acesso a petições robustas, contato com os clientes e com os desafios iniciais, de modo a propiciar a esse estagiário a formação do seu próprio network.
Além disso, o escritório incentiva o jovem advogado a se filiar a uma comissão da OAB, ou associações para que amplie contatos e se insira no mercado de trabalho como profissionais capazes de atuar em todos os casos.
Hoje é o Dia do Advogado, profissional essencial para a administração da Justiça, conforme previsão da Constituição Federal de 1988.
A advocacia é a única profissão liberal destacada pela Carta Maior. A nossa homenagem a todos os profissionais responsáveis por representar cidadãos em busca dos seus direitos, liberdade e cidadania.
O trabalho do advogado é indispensável ao Estado Democrático de Direito e para o exercício real da democracia efetiva. Garantir igualdade e justiça é o principal mister.
Feliz Dia do Advogado nesta data que celebra os profissionais responsáveis e comprometidos em representar os cidadãos perante a justiça.
Por Maria Eduarda Cavalcante