12 de agosto de 2020
Ferramentas de Gestão no Direito
Diana Macedo
Levando em consideração a evolução observada no exercício da Advocacia passamos a ter certeza sobre a indispensabilidade da estruturação dos escritórios de advocacia, tendo como ponto central a necessidade de ter a visão de que o escritório é uma atividade empresarial, um negócio, um empreendimento. Além disso, já não basta que o advogado tenha amplo conhecimento sobre o direito material e processual, faz-se fundamental a aplicação de técnicas de gestão de escritório de advocacia.
A gestão jurídica consiste em um conjunto de estratégias e técnicas que objetivam garantir o desenvolvimento do negócio como um todo, e visam desde a redução de custos, a otimização de processos, o aumento da produtividade, criação de fluxos de trabalho, além de poder gerenciar os clientes de uma forma mais adequada.
A principal ferramenta de gestão é o planejamento estratégico, com a definição de objetivos claros e metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, que de maneira estruturada visam a consecução dos fins almejados.
Um planejamento estratégico bem estruturado, deve conter uma atenção especial aos pontos essenciais para sua execução tais como: estruturação organizacional, rotinas de trabalho, delimitação de tarefas e área de atuação, gestão eficiente, controle financeiro, prospecção e fidelização de clientes e modernização através da utilização de tecnologia.
Assim, os escritórios gerenciados por advogados-gestores com um perfil mais perspicaz, que buscam adquirir habilidades empreendedoras e conseguem aproveitar as vantagens das técnicas de gestão, farão com que o escritório se sobressaia no mercado. Essa gestão eficiente é o que diferencia um escritório de advocacia bem sucedido daqueles que não conseguem ter visibilidade no mercado jurídico.
É de suma importância que o gestor traga a equipe para dentro do planejamento, a fim de fortalecer os vínculos e assim promover maior engajamento por parte dos colaboradores, com objetivo de formular metas atingíveis e definir as melhores ações para concretizar os objetivos traçados.
A partir do momento em que os objetivos do planejamento são definidos, todas as ações do escritório devem se fundamentar e ser coerentes com eles. A partir daí, através dos indicadores de desempenho, que são ferramentas que permitem a medição dos resultados obtidos, o Gestor passa a ter uma visão da evolução dos objetivos e assim garantir o sucesso nas ações em busca do fim almejado, e se não estiverem ele rapidamente tomar as medidas necessárias para redirecionar o negócio.
Todas essas boas práticas de gestão jurídica podem ser otimizadas com o uso da tecnologia, especialmente com a utilização de um software jurídico, já que essa ferramenta consegue diminuir a burocracia, oferecer informações estratégicas ao gestor e deixar os advogados livres para realizar as atividades puramente técnicas.